UMA DISCUSSÃO SOBRE A INSERÇÃO DAS TDICs NO ESPAÇO ESCOLAR, A METODOLOGIA DE PROJETOS, E O ENSINO DE HISTÓRIA NA ERA DIGITAL

Maykon Albuquerque Lacerda
Graduando em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA/Campus Caxias. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global - NEAFRICA. Ex-bolsista do Programa Bolsa Permanência - PROEXAE/UEMA (2018-2019). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX/UEMA (2019-2020). Ex-bolsista do Programa de Residência Pedagógica - PRP-UEMA/CAPES (2020-2021). Possui experiências em auxiliar administrativo, monitorias acadêmico-científicas, e práticas de extensão. Tem interesse na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Ensino de História, Educação Patrimonial, Memória, História Oral, História Local e Regional. E-mail: maykonalbuquerquelacerda@gmail.com

Resumo:

o presente artigo visa discutir a inserção e a relevância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no espaço escolar, junto ao Ensino de História na Educação Básica. Sobretudo, diante do atual contexto pandêmico da Covid-19. Em termos metodológicos, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica, com ênfase em: Santos; Tezani (2018), Nascimento; Maynard (2019), entre outros.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Espaço escolar; Ensino de História; Educação Básica.


Comentários

  1. Parabéns pelo artigo!
    Estratégias metodológicas para o ensino de história, como a rotação por estações e o ensino híbrido, podem ser muito interessantes, por conta do dinamismo das diversas formas de atividades que podem ser desenvolvidas. Porém, em um país desigual como o Brasil muitos jovens não possuem acesso as tecnológicas que são necessárias para participar dessas atividades.
    Minha pergunta é: Quais metodologias e práticas de ensino que fazem uso das TDICs podem ser mais viáveis para serem aplicadas em sala de aula? E quais delas são mais capazes de cativar os alunos?

    Mauren Gabriele Bitencourt Ventura

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    Respostas
    1. Obrigado, Mauren Ventura!
      Sobre seus questionamentos bastante pertinentes, primeiramente, diante ainda do atual contexto escolar e pandêmico da Covid-19, percebemos que a internet e o aparelho celular (sobretudo, o smartphone), consistem nas TDICs mais usadas, acessíveis e populares às camadas sociais mais desiguais do Brasil. Sendo consideradas verdadeiros aparatos tecnológico-informacionais hegemônicos, para a aplicação de metodologias ativas, eficazes e mais próximas do alunado escolar. Logo, temos como exemplificação, o Ensino hibrido, que mescla aulas presenciais versus virtuais, e o uso de sequencias didáticas em aulas síncronas e/ou assíncronas ambientadas em plataformas digitais, como o Google Meet, um dos mais difundidos durante o ensino remoto no país. E concomitantemente, temos o uso do WhatsApp, como ferramenta pedagógica de ensino majoritariamente acessível aos alunos ( e a mais cativante, por requerer o uso do aparelho celular e do acesso à internet previamente), é claro, sem levarmos em conta fatores como suas condições socioeconômicas existentes e específicas. Ademais, consequentemente, estas metodologias abordadas, acabam por protagonizarem o aluno no processo de ensino-aprendizagem, por sua vez, mediado pelo professor em sua prática.
      Espero ter-lhe respondido com êxito! No mais, estou à sua disposição.
      Atenciosamente,
      Maykon Albuquerque Lacerda
      Graduando em História - UEMA/ Campus Caxias

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  2. Olá, Maykon Albuquerque!
    Parabéns pelo texto que por sinal está muito bem escrito.
    Refletindo sobre as TDICs sabemos que não basta só a implementação na sala de aula.
    É preciso que as instituições e docentes quebrem paradigmas e estejam abertos para as mudanças tecnológicas.
    Para isso, creio que investir na formação de professores, promovendo intercâmbios com outras realidades se façam necessários.
    Ainda precisamos considerar as múltiplas realidades social, econômica e cultural do nosso país.
    Quantos alunos não têm sequer acesso a internet?

    Enfim, os desafios são muitos, mas é uma realidade que não dá mais para adiar.
    Abraços cordiais e parabéns pela reflexão!

    Lidiana Emidio Justo da Costa

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  3. Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho e o tema tão importante nós dias de hoje. Minha pergunta seria o que se deve evitar quando está utilizando a metodologia de projeto em sala de aula para estar conseguindo tirar o melhor de um projeto

    Flávio Guilherme Vasconcelos Cardoso da Silva

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