RECURSOS NATURAIS NO MARANHÃO - CAÇA E PESCA (1940-1960): UMA ANÁLISE DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS E DA ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Amanda Cristina Almeida Ramos Correia
Graduanda em História pela
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Bolsista PIBIC (2021-2022),
Email: amanddaoim@gmail.com

Tássia Janine do Nascimento Pinto
Graduanda em História pela
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Bolsista PIBIC (2021-2022),
Email: tassiajanine25@gmail.com

Alcebíades Costa Filho
Professor Doutor, Universidade Estadual do
Maranhão e Universidade Estadual do Piauí, orientador PIBIC (2021-2022)
Email: alcebiadescf@yahoo.com.br


Resumo:

O presente texto é fruto de pesquisa em andamento no âmbito do PIBIC/CESC-UEMA, acerca da caça e pesca em regiões do Maranhão. Noções de agricultura camponesa, comunidade rural, cooperativismo agrícola, embasam a análise de fontes documentais do IBGE como o Censos Demográficos e a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros.

Palavras-chave: Caça. Pesca. Agricultura Camponesa. Maranhão.


Comentários

  1. Como a prática da pescaria contribui para a vida da população no Maranhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela pergunta. Contribui na expansão econômica no ramo da atividade extrativista animal no estado e como forma de sobrevivência da comunidade rural que exercia a atividade de subsistência, tendo em vista que uma das possíveis hipóteses na pesquisa é que essa população maranhense tinha como uma das formas de sustento o exercício da prática pesqueira.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Quais foram as melhorias que ocorreram com a prática do extrativismo no Maranhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como a pesquisa ainda está em processo de andamento, não foi possível ainda obter uma resposta de forma mais ampla acerca das melhorias da atividade extrativista no Maranhão, tendo em vista que essa categoria de atividade abarca tanto o extrativismo vegetal, como o animal . Mesmo assim, obrigado pelo questionamento.

      Excluir
  3. Como a prática da pescaria contribuiu para melhoria de vida do moradores do Maranhão?
    Maria Karoline Campelo Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Maria! Obrigada pela pergunta! De acordo com as nossas pesquisas, a pesca era praticada, em grande maioria, como forma de subsistência, sendo assim, acreditamos que ela era fundamental pra o sustento alimentar das famílias. Além disso, vale destacar que alguns municípios comercializavam o pescado, o que rendia lucros significativos aos pescadores.

      Excluir
  4. De que forma vocês avaliam os documentos analisados, em relação à relevância dada à caça e à pesca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, obrigada pela pergunta! Nós tivemos dificuldades em localizar a presença, propriamente dita, das profissões de pescadores e caçadores, nos censos demográficos, o que impulsionou diversas especulações sobre a situação real do meio estudado. Já a Enciclopédia, por ser um documento mais detalhado, pôde complementar informações soltas dos censos. Então, acredito que, mesmo havendo a escassez de informações concretas sobre a caça e a pesca, um documento foi capaz de complementar as informações do outro.

      Excluir

Postar um comentário