O RAP INDÍGENA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Kévia Daniele da Silva
Graduada em História e Mestranda em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA, bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), 
email: keviads15@gmail.com.

Edilvan Moraes Luna
Professor de sociologia e filosofia da rede pública estadual do Ceará (SEDUC-CE). Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bolsista pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 
email: edilvanluna@gmail.com.

Resumo:

O presente texto reflete, a partir de uma experiência de estágio vivenciada no Colégio Diocesano do Crato – localizada no município de Crato-Ce –, sobre o uso de músicas de autorias indígenas como recurso didático e suas contribuições para a constituição de saberes não-eurocêntricos e antirracistas.

Palavras-chave: Ensino de história. Lei 11.645/08. Música. Brô MC’s.


Comentários

  1. Parabéns pelo texto sobre uma temática tão importante e que nem sempre é destacada no ensino. Gostaria de saber se além do rap quais seriam as outras estratégias de ensino que vocês sugeririam?
    Marcos José Soares de Sousa

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    1. Muito obrigado. Com o crescimento de produções artísticas de autoria indígena tem várias materiais para trabalhar a temática indígena, como a literatura indígena, o cinema indígena, fotografias, pinturas e assim por diante. No site da livraria maracá tem disponível em pdf alguns materias como jogos pra professores: https://www.livrariamaraca.com.br/livros-para-download-gratuito/

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  2. Olá, parabéns pelo trabalho!

    O ensino de história e cultura indígena ao se tornar mais dinâmico, com a incorporação de novos e outros materiais didáticos, como o rap, colabora com uma melhor compreensão dos alunos em relação as praticas culturais indígenas. Nesse contexto qual a colaboração do professor e a articulação que o ensino de história tem de promover praticas discursivas de valorização da cultura indígena?

    Att: Liliane Rodrigues de Araújo

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