HISTORIX: RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Mateus Evaldo Hughes Ferreira
Acadêmico do curso de História, bolsista Proex UFPA.

Wesley Oliveira Kettle
Doutor em História pela UFRJ. Coordenador do projeto Historix e professor da faculdade de História da UFPA Campus Ananindeua.


Resumo:

O projeto Historix produz séries de entrevistas com temáticas históricas nos formatos de vídeo, live streaming e podcast, que foram hospedadas nas principais plataformas de divulgação de mídia disponíveis na internet.

Palavras-chave: ciberespaço; ensino; divulgação; Historix.



Comentários

  1. Boa tarde!
    Primeiramente, minhas saudações ao Mateus Ferreira e seu orientador!
    Parabéns Mateus, por nos proporcionar este trabalho excelente, bem escrito e bem articulado, do ponto de vista teório-metodólogico. Com isso, ficou evidente o andamento do Projeto Historix, juntamente aos resultados obtidos e disponibilizados. Logo, gostaria de saber, qual sua visão sobre a interdisciplinaridade existente entre a História Pública (campo historiográfico) e a História Digital ( campo virtual), até o momento? Ao considerarmos ainda, o atual contexto pandêmico da Covid-19 e seus efeitos, dado nossas realidades contextuais e cotidianas.
    Desde já, o agradeço!
    At.te.,
    Maykon Albuquerque Lacerda
    Graduando em História - UEMA/Campus Caxias

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    1. Olá Maykon, acredito que o Historix seja uma das várias formas de expressão dessa interdisciplinaridade entre o campo historiográfico e o campo virtual, pois também é possível citar o processo de digitalização dos acervos históricos, que possibilita uma maior acessibilidade dos documentos históricos e facilita a vida de pesquisadores, e as tentativas de executar processos de ensino-aprendizagem pelas plataformas virtuais, processo muito presente nesse período pandêmico. Penso que o meio virtual irá associar-se cada vez mais com o campo historiográfico, é muito necessário buscar formas planejadas de ocupar esse espaço. Por exemplo, no campo da divulgação, o espaço virtual fornece inúmeras possibilidades, posso citar, além dos modelos que o Historix utilizou, os periódicos online e os repositórios de dissertações e teses acadêmicas. O próprio evento realizado pelo grupo Ananins é uma ótima forma de demonstrar essa relação entre o campo virtual e a historiografia. Na minha experiência no projeto, percebo que muitas tentativas, como o Historix, são ainda experimentais, isso ficou muito evidente na pandemia com as dificuldades em suprir as necessidades educativas da sociedade utilizando apenas plataformas virtuais. Para mim, a escola não é substituível, mas outras experiências, que buscam ocupar o campo virtual de forma pontual a partir dos modelos comunicativos que já existem nesse meio para divulgar conhecimento científico, me parecem muito eficientes nos objetivos que estabelecem. O interessante para se pensar quando se fala em História Pública, é imaginar uma relação direta com a sociedade na hora de construir esse conhecimento, como a história oral, parece que isso ainda é uma dificuldade na tentativa de compor uma História Pública em ambientes virtuais, pois é bem complicado estabelecer uma relação não unilateral nessas plataformas, exige a criatividade de pensar experiências que vão além de uma relação emissor-receptor.

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  2. Parabéns, pelo trabalho.

    Gostei muito do projeto de vocês. Visto que, leva conhecimento para os estudantes a partir da utilização de diversas ferramentas tecnológicas. Ademais, gostaria de saber se vocês podem me indicar algum aplicativo gratuito para gravação de podcast.

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    1. Edivaldo, o Anchor é um ótimo aplicativo para gravar podcasts. Também é possível gravar a partir do Discord com a utilização do Craig Bot.

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  3. Olá, primeiro quero parabenizá-los pelo excelente trabalho. O projeto é de fato necessário para os dias que seguem.
    A Pandemia da Covid-19 acabou exigindo de nós, professores, uma maior utilização das ferramentas e dos recursos digitais. Realidade que se impõe e que veio para ficar.
    Nesse sentido, gostaria de saber se o projeto vai desembocar na oferta de cursos de formação tecnológica para os professores de História?

    Lidiana Emidio Justo da Costa

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    1. Olá Lidiana. Sim, o projeto Historix pretende desenvolver cursos de formação variados, e entre eles, existe o interesse em realizar um curso sobre a utilização de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

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  4. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar-los pelo trabalho, a escrita de forma clara e consistente. Principalmente em tempo de período pandemico a utilização de novos recursos tecnológicos vêem sendo cada vez mais necessário. Eu gostaria de saber se esse projeto poderia ser adaptado para que os próprios estudantes produzirem o conteúdo afim de tomarem um papel mais ativo na construção do conhecimento? E se sim qual a melhor faixa etária para estar trabalhando com eles?

    Flávio Guilherme Vasconcelos Cardoso da Silva

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    1. Olá, Flávio. Acredito que existem aspectos do projeto Historix que poderiam ser adaptados para a sala de aula, de forma experimental, como a produção de podcasts. É possível realizar essa atividade com os alunos por meio de aplicativos que facilitam a gravação e a edição de podcasts - como o Anchor. Em relação à faixa etária, acredito que a partir do sexto ano as crianças têm capacidades em diferentes níveis de produzirem conhecimento utilizando essas ferramentas. O modelo do podcast poderia ser testado por ser o mais simples de realizar, tendo em vista que envolve apenas a gravação de um arquivo de áudio.

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