DA ANÁLISE À REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE LETRAS DE MÚSICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI

Fernanda Martins Quaresma

Gabrielly Kawanny Cardoso da Cruz

Maria Marianne da Silva Freitas

Graduandas do curso de Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura (UESPI-CCM), localizado na cidade de Teresina, Piauí. Entre as autoras encontramos bolsistas não somente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), como também do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UESPI).

Resumo

O presente trabalho constitui-se como um projeto de intervenção no ensino de História no Ensino Médio nas escolas públicas da cidade de Teresina-Piauí; objetivamos compreender os aspectos socioculturais, políticos e econômicos a partir da análise de letras de músicas produzidas no período da Ditadura do Estado Novo (1937-1945), durante o governo de Getúlio Vargas.

Palavras-chave: Ensino; História; Música; Ditadura.


Comentários

  1. Parabéns, pelo trabalho.

    Realmente a utilização de músicas em sala de aula é uma importante ferramenta pedagógica. Gostaria de saber qual a maior dificuldade que vocês enfrentaram para execução dessa proposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Edivaldo! Agradecemos a parabenização e seu comentário! No que se refere às dificuldades, seriam algumas: o não reconhecimento da importância da análise das letras, inicialmente, pelos alunos, por não se tratar de letras mais atuais, mas a escolha das músicas se deu justamente por conta do contexto no qual foram escritas e o que elas representam, contudo, esse obstáculo pôde ser discutido; além da aplicabilidade em si, por conta do retorno gradual das aulas na modalidade presencial devido à pandemia e a necessidade do distanciamento em sala de aula, uma vez que nosso projeto visa também uma maior interação entre alunos e professores... Entretanto, observamos o sucesso no cumprimento dos objetivos da proposta e pretendemos melhorar futuramente. Esperamos ter respondido sua dúvida! :)

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente texto. Gostaria de saber como esse método irá ajudar o aluno a desenvolver pesquisas relacionadas ao estudo de fontes históricas para serem desenvolvidas dentro e fora da sala de aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradecemos o seu comentário! Ao utilizar as letras de música como fonte histórica, o pesquisador estará se utilizando de outras metodologias para a construção de narrativas históricas sobre determinado período que poderá vir a ser trabalhado dentro ou fora da sala de aula. Superando assim a visão tradicional das aulas de História, além de tornar a prática docente mais dinâmica permitindo também uma interdisciplinaridade com outros docentes. Esperamos ter respondido sua dúvida. :)

      Excluir
  3. Parabéns pelo excelente texto. Gostaria de saber como esse método irá ajudar o aluno a desenvolver pesquisas relacionadas aos estudos de fontes históricas para serem desenvolvidas dentro e fora da sala de?
    Maria Karoline Campelo Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Agradecemos o seu comentário! Ao utilizar as letras de música como fonte histórica, o pesquisador estará se utilizando de outras metodologias para a construção de narrativas históricas sobre determinado período que poderá vir a ser trabalhado dentro ou fora da sala de aula. Superando assim a visão tradicional das aulas de História, além de tornar a prática docente mais dinâmica permitindo também uma interdisciplinaridade com outros docentes. Esperamos ter respondido sua dúvida. :)

      Excluir
  4. Ótimo conteúdo, incluir músicas nas aulas de história é excelente, faz com que os alunos tenham mais interesse em aprender e serem críticos e analisar as músicas.
    Ana Caroline Carvalho de Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas considerações, Ana Caroline! :)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto, muito bom. Gostaria na sua opinião como a música influencia as aulas de história?

    Eleilda Santos Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eleilda! Esperamos que você esteja bem! Segundo as leituras que fizemos para construir a parte teórico-metodológica do trabalho, as letras de músicas podem ser utilizadas como fontes históricas, tendo em vista que trabalhamos com as letras escritas dentro do recorte temporal do conteúdo que propomos no projeto. Então, enxergamos que as músicas trazem em si o desenho do contexto do período, nós buscamos demonstrar aos alunos as fontes de um período que muitas vezes ao ser trabalhado na sala de aula, parece distante, ou um conteúdo "decoreba", deixando a aula mais dinâmica e participativa. Esperamos ter respondido sua dúvida! Abraço.

      Excluir

Postar um comentário