CONTEXTOS IMIGRATÓRIOS NO PARÁ (1890-1900)

Débora Barbosa de Melo
Graduada no curso de Licenciatura Plena em História, pela Universidade da Amazônia – UNAMA.

Resumo:

Este artigo trata da imigração europeia em perspectiva no Pará, problematizando os contextos imigratórios do final do século XIX sob o viés raciológico da experiência negra e levando em consideração aspectos político-sociais e culturais daquele período para melhor elucidá-lo.

Palavras-chave: Estado do Pará; imigração europeia; experiência negra.



Comentários

  1. Ótimo trabalho, parabéns professora. Considerando a diversidade de contextos que se atravessam na dinâmica da imigração do Estado do Pará, que indícios materiais denotam as políticas raciológicas orquestradas na Amazônia e que são utilizadas em sua pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda! Minha pesquisa atravessa outros aspectos: além dos relatórios provinciais, levo em consideração também a documentação referente a legislação voltada a imigração europeia no Pará, que a legitimava e incentivava enquanto um projeto de governo legitimo.

      Excluir
  2. Excelente trabalho, professora, meus parabéns! Em seu trabalho você contempla a ultima década do século XIX, sabemos que este foi o século onde as teorias eugenistas e raciais eram constantemente abordadas nos diferentes discursos políticos. Levando isto em consideração, podemos afirmar que estas retóricas discursivas podem ser consideradas para o incentivo a imigração europeia no Pará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilberto! Obrigada. Com toda certeza sim, pois podemos compreendê-los sob a perspectiva da genealogia do discurso, o qual denota modos de produções sociais e ideologias. No século XIX, especialmente no Brasil o argumento voltada ao incentivo a imigração possuía uma retórica racista que o embasava sob uma visão de embranquecimento da população. A tela " A Redenção de Cam" de Modesto Brocos demonstra bem isso.

      Excluir
  3. Excelente trabalho, professora! Obrigada por nos proporcionar esta leitura! Maria Marianne da Silva Freitas.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo trabalho, sou natural do Pará mas resido no Piauí, e esse material me trouxe conhecimentos sobre meu Estado de nascimento, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Saber a relevância historiográfica do meu trabalho que insere novos olhares sob essa parte da História paraense, enriquecendo-a, me trás muita satisfação.

      Excluir
  5. Ótimo trabalho, sou natural do Pará mas resido no Piauí, e esse material me trouxe conhecimentos sobre meu Estado de nascimento, adorei!
    Ana Caroline Carvalho de Sousa

    RESPONDER


    ResponderExcluir

Postar um comentário