“A SOFREDORA DO VER”: ANALISANDO FRAGMENTOS DA VIDA E DA OBRA DA ESCRITORA MAURA LOPES CANÇADO ATRAVÉS DE ALGUNS DOS SEUS CONTOS

Edivaldo Rafael de Souza
Graduação em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É Especialista em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT). Pós-graduado em Biblioteconomia pela Faculdade Futura e graduando em Serviço Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Também é professor regente de aulas de História na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). E-mail:
edivaldorafael007@gmail.com

Resumo:

Através da utilização de alguns contos da escritora mineira Maura Lopes Cançado, este texto visa desenvolver uma análise sobre como a vida pessoal da autora esteve presente em suas obras. Diante disso, é possível realizar discussões sobre a relação da autora com a família, além de suas experiências em hospitais psiquiátricos na cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Maura Lopes Cançado; História e Literatura; Hospícios; O sofredor do ver.



Comentários

  1. Ótima temática, professor! Realmente despertou minha curiosidade a cerca da(s) história(s) de Maura. De onde surgiu seu interesse na trajetória pessoal e profissional da escritora? Em Minas Gerais, como acontece o reconhecimento de quem ela foi e do que produziu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, obrigado pela leitura do texto.

      Comecei a pesquisar sobre a vida e a obra da escritora através da orientação de um professor do curso de História. Visto que, mesmo sendo conterrâneo não sabia muito sobre a mesma. Correlacionado ao reconhecimento da escritora aqui na região, ainda é muito pouco.

      Atenciosamente, Edivaldo Rafael de Souza.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário