A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA EM ESPAÇOS DE MEMÓRIA: DAS COLEÇÕES PRINCIPESCAS AOS MUSEUS INDÍGENAS

Nathan Damazio
Licenciado em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Ao longo da graduação realizou estágio no Museu Histórico Municipal Monsenhor Agenor Neves Marques - Urussanga (SC). Contato/e-mail: damazio98than@gmail.com.


Resumo:

Refletir acerca da representação das populações indígenas dentro dos museus implica em questionar o ideal colonial presente no contexto museológico de diversas instituições. Os museus entendidos como espaços de poder, apresentam em muitos cenários a narrativa contada como uma ferramenta de dominação.

Palavras-chave: Memória. Expografia. Representação Indígena. Coleções.



Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho! Percebemos no decorrer do texto que a representação indígena vem sendo ressignificada com o passar do tempo no espaço museológico. Em relação à parceria entre os museus e os povos indígenas, o primeiro museu indígena criado no Brasil foi em 1991, hoje em dia, vinte anos depois, o número desse formato de museu é expressivo no país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Atualmente o que predomina são as ações colaborativas, como o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP) que ainda realiza projetos em parceira com os povos Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena, e o MArquE (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC) que desenvolve exposições com a ajuda dos povos Laklãnõ/Xokleng.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A temática indigena é importantíssima. Gostaria de saber qual a importância da temática indígena na escola?

    Eleilda Santos Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estudo dos povos indígenas na educação básica pode contribuir para a quebra esteriótipos e preconceitos. No Brasil é OBRIGATÓRIO o ensino da história e cultura indígena e Afro-brasileira (Lei n°11.645/2008). Mas tudo depende da abordagem utilizada, é importante ressaltar a pluralidade cultural (as mais diferentes etnias), a importância da Arqueologia e Muselogia voltada para esses povos, e também se apropriar de metodologias que trabalhem com a interdisciplinaridade (exemplo: Biologia no estudo da medicina ancestral, Geografia no estudo dos territórios indígenas,...)

      Excluir

Postar um comentário