A HISTÓRIA CULTURAL E A ANTROPOLOGIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO RENAS NOS ESTUDOS HISTÓRICOS

Luiz Felipe Farias dos Santos
Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Texto escrito advindo de reflexões iniciais do subprojeto de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvido no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e orientação do professor Doutor Guilherme Bemerguy Chêne Neto (LAMAq/MPEG).


Resumo:

Pretende-se ressaltar os impactos da noção antropológica de cultura na historiografia por meio de autores como Vainfas (2009), e posteriormente a partir de trabalhos ligados ao Projeto RENAS, realizar considerações apontando em que medida este pode suscitar possibilidades de estudos históricos sobre as populações haliêuticas da região do Salgado Paraense.

Palavras-chave: História Cultural. Práticas e Representações. Projeto Renas. Antropologia.



Comentários

  1. Antes de mais nada, gostaria de cumprimentar pela iniciativa deste texto. Gostaria também de compartilhar alguns questionamentos que o mesmo me suscitou.

    ResponderExcluir
  2. Ficou clara, apesar de muito resumida e sintética, a questão da proeminência que Va. Sra. pretende dar à História Cultural no Projeto Renas, pelo que cumprimento pela iniciativa. Porém, os diálogos metodológicos com a Antropologia não ficam tão evidentes assim no texto. Quais autores ou metodologias antropológicos Va. Sra. pretende adotar no respectivo projeto...???? Ou a Antropologia só aparecerá a reboque da “Nova História Cultural” neste projeto...???? Além de Peter Burke e Ronaldo Vainfas, quais outros(as) autores(as) da História Cultural, que já conta com variados nomes como inspiração teórica e/ou metodológica, estariam no horizonte do Projeto Renas...????

    ResponderExcluir
  3. Além de historiadores o projeto Renas envolve pesquisadores de outras áreas, se sim, quais?

    Isabele Fogaça de Almeida

    ResponderExcluir

Postar um comentário